terça-feira, 22 de junho de 2010

- Tema II: Cursos Técnicos, Vale Apena?

Vocês devem concordar conosco que é realmente muito complicado decidir qual rumo dar as nossas vidas. Nossas futuras carreiras (bem sucedidas ou não) começam exatamente aqui, a partir de nossas escolhas que refletirão em nossos futuros. Afinal, podemos antecipar a entrada no mercado de trabalho optando por um curso técnico. Vamos conhecê-los:


  • Cursos Técnicos Integrados
São cursos que possibilitam ao aluno, desenvolver conhecimento técnico junto ao ensino médio.
  • Curso Técnico Concominante
São curso que complementam o ensino médio, proporcionando um melhor currículo e qualificação ao futuro profissional.
  • Curso Técnico Subsequente
São cursos que tem como pré requisito o ensino médio completo, no ato da matrícula.


Segundo a IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) a missão do curso técnico é: "desenvolver e difundir conhecimento científico e tecnológico,formando indivíduos capacitados para o exercício da profissão(...)"

Nossa região é privilegiada com duas renomadas instituições de ensino técnicos: Senac e o IFSC (que já foi citado), somando mais um ponto positivo ao curso técnico, incluindo todas as classes sociais (relembrando que no IFSC é necessário execução de uma prova ao candidato à vaga do curso, sujeito à aprovação).

"Curso Técnico Encurta Caminho Para o Mercado?"

Conversamos com o bacharel em física, Agnaldo S. que possui experiência no mercado e atualmente faz curso técnico no IFSC. Ao ser questionado sobre a importância do curso técnico, sem exitar ele diz, "No curso de bacharelado aprendemos mais sobre a parte teórica do assunto, já o curso de tecnólogo te proporciona maior conhecimento técnico, ou seja a faculdade é focada na teoria, enquanto o curso técnico é voltado para à prática, antecipando sua entrada no mercado" e concluí "Para terminar o curso é necessário estagiar em alguma empresa, que acaba te contratando mesmo depois da conclusão do mesmo".

"Curso Técnico ou Faculdade?"

Procuramos outras opiniões sobre o assunto. O voluntariado é novamente o Robson Nattan, que antes de se graduar como Químico, ele procurou um curso técnico integrado ao ensino médio, e diz "O ideal é que os alunos que pretendem fazer vestibular em seguida do ensino médio não optem pelo curso técnico, por ser muito voltado para o curso e disperso do vestibular".

Então, agora, cabe a vocês decidirem... Curso Técnico, vale a pena?
Clicando aqui você confere uma lista com os 185 cursos técnicos disponíveis no Brasil. E para finalizar o post com chave de ouro, segue um vídeo do Max Gehringer e uma reflexão:



"Encontre um emprego que lhe agrade e você estará acrescentando cinco dias a cada semana de sua vida." (H. Jackson Brown).


Créditos: IFSC, SENAI.
Autoras: Nathália Alves e Victória Costa.
Entrevistados: Robson Nattan e Agnaldo Silva.
Blog participante do Desafio do Conhecimento 2.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

- Tema I: Mercado de Trabalho x Oportunidade de Emprego

No nosso 1º post, vamos falar sobre um assunto que preocupa os jovens e adultos que estão a procura de um carreira que lhes de estabilidade.


Ficamos um bom tempo pensando em como fazer todos compreenderem o que queremos transmitir, e chegamos a conclusão de que o melhor é começar com a definição de Mercado de Trabalho:

Pode ser definido como o conjunto daqueles que oferecem e dos que procuram empregos, sendo levado em conta a quantidade de vagas existentes para aquela profissão naquele determinado período.

O mercado de trabalho se subdivide em diversas áreas, cada uma possui um grupo de cursos que estão disponíveis nas universidades públicas ou privadas. São elas:
  • Ciências Biológicas e Saúde (medicina, nutrição, enfermagem, etc).
  • Ciências Exatas e da Terra (agronomia, química, arqueologia, etc).
  • Ciências Humanas e Sociais (administração, sistemas de informação, artes cênicas, etc).
  • Ciências Sociais Aplicadas (turismo, jornalismo, publicidade e propaganda, etc).
  • Engenharias e Tecnologias (eng. mecânica, eng. elétrica, eng. química, etc).
Para analisar detalhadamente cada área do mercado e não errar na escolha, conversamos com acadêmicos que estão se preparando para ingressar no mercado e, e outros quem já tem experiência nele.

O primeiro entrevistado foi o estudante de Artes Cênicas na UFSC, Eduardo Holffman. Ele relata que as vagas de estágio aqui em Santa Catarina são praticamente nulas, ou seja, de 40 alunos, apenas 7 conseguem alguma oportunidade. "Pretendo viajar para os EUA e fazer algum cursinho em uma escola renomada de teatro - isso conta muito - para complementar o meu currículo.Hoje em dia, quanto mais conhecimento, mais longe se vai." diz ele.

"Dificuldade é o termo que os estudantes de Sistemas de Informação não enfrentam aqui em Florianópolis"

Foi a frase que marcou a nossa entrevista! Quem diria que Florianópolis seria polo de S.I.? Um curso até então pouco conhecido. Falamos com a acadêmica Ana Luiza Silveira, e ficamos surpresas com as respostas! Com certeza a época em que só ganhava dinheiro os que optavam por Medicina e Direito, sem dúvidas já passou. "A remuneração dos estágios no meu curso, não saem por menos de R$2.000 (dois mil reais) em Florianópolis" explica. Isso mesmo, pasmem! Mais ao que deve essa alta remuneração? "São diversos fatores que contribuem à isso, mas o principal é a falta de mão de obra e profissionais qualificados na área" diz ela. Até que chegamos à conclusão de que espaço no mercado de trabalho é garantido e oportunidade é o que não falta, quando ela concluí:

"Nem sempre, e nem todos encontram toda essa facilidade. Há vagas que exigem experiência, nem que seja como vendedora (por exemplo)"

Essa exigência citada pela entrevistada, nos fez buscar mais informação e conteúdo. Optamos por conversar com alguém que já tivesse experiência no assunto. Até que o Robson Nattan, licenciado em química e atuante à 9 anos no ramo, voluntariamente decidiu conversar conosco. Perguntamos se à 9 ano atrás haviam mais oportunidades no mercado, e ele explica "A questão não são as vagas em si, mais sim o mercado que está cada vez mais exigente. Podemos fazer uma espécie de linha do tempo e observar que à anos atrás, ingressava no mercado aqueles que tivessem o ensino fundamental completo. A sociedade evoluiu e cada vez mais, as pessoas tiveram acesso à educação. Consequência disso, foi o mercado que não ficou para trás e evoluiu também, tornando-se mais exigente. Podemos observar, hoje em dia muitas vezes nem a graduação é suficiente." Ainda não satisfeitas e com sede de conteúdo, questionamos à ele qual é a dica que ele dá pra quem está começando, quer adquirir experiência e acrescentar no currículo, então ele concluí:

"Uma ótima opção para quem está procurando o 1º emprego, são os Call Centers, provavelmente ocupam o 1º lugar no ranking do mercado. E muitos não exigem experiência"

Intrigadas e surpresas fomos checar a informação. E não é que era mesmo? Vejam o ranking das vagas de trabalho em Santa Catarina só em sites de oportunidades de empregos :
  1. 44.508 - Telemarketing/Call Center
  2. 31.835 - Comercial/Vendas
  3. 24.923 - Industrial
  4. 18.392 - Atendimento
  5. 6.416 - Administração
  6. 4.494 - Informática
  7. 2.819 - Hotelaria
  8. 4.314 - Financeira
  9. 3.754 - Transportes
  10. 2.867 - Logística
  11. 2.493 - Nutrição
  12. 1.893 - Engenharia
  13. 1.843 - Marketing
  14. 1.505 - construção civil
  15. 1.486 - Educação/ ensino
  16. 1.037 - Enfermagem
Aqui segue um vídeo pra você que quer ouvir dicas de um especialista, garanto que o vídeo é interessante e foca exatamente no assunto:


Bom, e para finalizar... Nosso intuito era ajudar vocês a conhecer mais sobre o assunto, pois querendo ou não, tenho certeza que a tão temida hora de ingressar no mercado de trabalho um dia chega para maioria, e o mínimo que podemos fazer é nos preparar adequadamente para que um dia possamos nos tornar bons profissionais e preencher um disputado espaço no mercado de hoje.

Para refletir:

"A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma."(John Ruskin)

Entrevistados: Eduardo Holffman, Ana Luiza Silveira e Robson Nattan.
Blog participante do Desafio do Conhecimento 2.