terça-feira, 22 de junho de 2010

- Tema II: Cursos Técnicos, Vale Apena?

Vocês devem concordar conosco que é realmente muito complicado decidir qual rumo dar as nossas vidas. Nossas futuras carreiras (bem sucedidas ou não) começam exatamente aqui, a partir de nossas escolhas que refletirão em nossos futuros. Afinal, podemos antecipar a entrada no mercado de trabalho optando por um curso técnico. Vamos conhecê-los:


  • Cursos Técnicos Integrados
São cursos que possibilitam ao aluno, desenvolver conhecimento técnico junto ao ensino médio.
  • Curso Técnico Concominante
São curso que complementam o ensino médio, proporcionando um melhor currículo e qualificação ao futuro profissional.
  • Curso Técnico Subsequente
São cursos que tem como pré requisito o ensino médio completo, no ato da matrícula.


Segundo a IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) a missão do curso técnico é: "desenvolver e difundir conhecimento científico e tecnológico,formando indivíduos capacitados para o exercício da profissão(...)"

Nossa região é privilegiada com duas renomadas instituições de ensino técnicos: Senac e o IFSC (que já foi citado), somando mais um ponto positivo ao curso técnico, incluindo todas as classes sociais (relembrando que no IFSC é necessário execução de uma prova ao candidato à vaga do curso, sujeito à aprovação).

"Curso Técnico Encurta Caminho Para o Mercado?"

Conversamos com o bacharel em física, Agnaldo S. que possui experiência no mercado e atualmente faz curso técnico no IFSC. Ao ser questionado sobre a importância do curso técnico, sem exitar ele diz, "No curso de bacharelado aprendemos mais sobre a parte teórica do assunto, já o curso de tecnólogo te proporciona maior conhecimento técnico, ou seja a faculdade é focada na teoria, enquanto o curso técnico é voltado para à prática, antecipando sua entrada no mercado" e concluí "Para terminar o curso é necessário estagiar em alguma empresa, que acaba te contratando mesmo depois da conclusão do mesmo".

"Curso Técnico ou Faculdade?"

Procuramos outras opiniões sobre o assunto. O voluntariado é novamente o Robson Nattan, que antes de se graduar como Químico, ele procurou um curso técnico integrado ao ensino médio, e diz "O ideal é que os alunos que pretendem fazer vestibular em seguida do ensino médio não optem pelo curso técnico, por ser muito voltado para o curso e disperso do vestibular".

Então, agora, cabe a vocês decidirem... Curso Técnico, vale a pena?
Clicando aqui você confere uma lista com os 185 cursos técnicos disponíveis no Brasil. E para finalizar o post com chave de ouro, segue um vídeo do Max Gehringer e uma reflexão:



"Encontre um emprego que lhe agrade e você estará acrescentando cinco dias a cada semana de sua vida." (H. Jackson Brown).


Créditos: IFSC, SENAI.
Autoras: Nathália Alves e Victória Costa.
Entrevistados: Robson Nattan e Agnaldo Silva.
Blog participante do Desafio do Conhecimento 2.

3 comentários:

  1. exelente! desejo sorte a vocês!

    ResponderExcluir
  2. Eu pensava que já sabia tudo mais esse post me surpreendeu muito! E ainda sim prefiro ensino técnico

    ResponderExcluir
  3. haha, gostei das entrevistas! é legal escutar a experiência dos "mais vividos". parabéns (:

    ResponderExcluir